segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Fado das Águias

Relativamente a este disco há uma curiosidade. Segundo o que se diz, a letra e música deste "Fado das Águias" seria da autoria do José Afonso e assim eu o tinha também considerado quando fiz a página musical dedicada ao Zeca. Mas, pelo que li em pesquisa, não será assim. A 1ª quadra é da autoria de Camilo Castelo Branco, a 2ª quadra de Fernando Lemos Quintela e a música de João Salustiano Monteiro.

"Fado das Águias

Ó águia que vais tão alta
Por essas terras além
Leva-me aos céus onde eu tenho
A alma da minha mãe

As lágrimas que eu chorei
Leva-mas porque são puras
São as preces que eu rezei
Com saudades e ternura

Verifiquei posteriormente que realmente a 1ª quadra faz parte da 3ª quadra do poema do Camilo no...

“FADO DAS LÁGRIMAS (Oh! fonte que está chorando)


L: Camilo de Castelo Branco

Oh! Fonte que estais chorando,
Não tardarás a secar,
Mas os meus olhos são fontes
Que não param de chorar.

Oh! triste da minha vida,
Oh! triste da vida minha,
Quem me dera ir contigo
Para onde tu vais, andorinha.

Oh! águia que vais tão alta
Por essas terras d’além,
Leva-me ao céu onde eu tenho
A alma da minha mãe.

Claro que a culpa disto não é do Zeca mas sim da editora da época, Melodia, que colocou no fonograma o Zeca como autor deste fado.

Sem comentários:

Enviar um comentário