segunda-feira, 29 de setembro de 2014

"Venham mais cinco"

Como surgiu o "Venham mais cinco" - José Afonso - 1973

UM DISCO, CINCO DIRETAS

Zeca e Zélia Afonso, mais Mário Jorge Bonito e Jorge Luz, estavam na régie e ouviram todo o disco, de fio a pavio, dando o seu aval final às gravações que os tinham ocupado durante os dias anteriores.

“Está tudo bom?”, perguntou José Mário Branco. Assim que o “sim” pretendido chegou, o corpo cedeu, desabou sobre a mesa e ali ficou, imóvel. “Só não fui de ambulância para casa porque eles perceberam logo o que se tinha dado”, recorda hoje o músico escolhido por Zeca para dirigir os trabalhos de estúdio do seu sexto álbum na Orfeu, Venham Mais Cinco.

O que se tinha dado” é simples de explicar. Nos caminhos por vezes algo insondáveis da correspondência pré-25 de Abril, do material enviado por José Afonso a José Mário Branco para preparar o seu novo álbum, apenas as letras encontraram o caminho para a casa parisiense onde este morava na altura. As maquetas, os fundamentos melódicos e as ideias a partir das quais José Mário deveria começar a desenhar com antecedência os contornos concretos do disco nunca lhe bateram à porta. Até ao dia em que foi o próprio Zeca que, no lugar de umas gravações de trabalho, se apresentou perante José Mário para lhe apresentar as canções em carne viva. Faltava menos de uma semana para o calendário ditar o início do registo de Venham Mais Cinco."

O resto Aqui (onde se fala da prisão de Zeca em Caxias e outros motivos de interesse)

Ana Sofia Carvalheda entrevista o jornalista Gonçalo Frota autor deste texto - Antena 1

Sem comentários:

Enviar um comentário