quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Cancioneiro do Niassa - Hino do Lunho

Como a música e letra do Zeca Afonso - Os Vampiros, se transforma em mais uma letra de protesto no Cancioneiro do Niassa.





Musica de "Os Vampiros" de Zeca Afonso
Letra de José Herculano de Carvalho

No céu cinzento sobre o astro mudo
Batem as hélices na tarde esquentada
Vem em bandos com pés de veludo
Chupar o sangue fresco da manada

Se alguém se engana com o seu sorrir
E lhes franqueia as portas à chegada
Só mandam vir, só mandam vir
só mandam vir e não fazem nada (bis)

A toda a parte chegam helicópteros
Poisam nos tandos poisam nas picadas
Trazem no ventre os cabeças d'ouro
Que de guerrilhas não percebem nada

São os reizinhos do Niassa todo
Senhores por escolha mandadores sem punho
Aceitam cunhas e dizem que não
Passam as rondas sobre os céus do Lunho
Estou farto deles, estou farto deles
Só mandam vir e não fazem nada (bis)

Quantas "Mercedes" senhor Capitão
Até a data foram fornicadas
Eu bem lhe disse que pusesse os homens
Picando minas fazendo emboscadas
Foi de propósito, foi de propósito
Foi de propósito que ela foi estoirada (bis)

No chão do medo tombam os vencidos
Ouvem-se os tiros na noite abafada
Jazem nos fossos vítimas de um credo
E não se esgota o sangue da manada
Estou farto deles, estou farto deles
Só mandam vir e não fazem nada (bis)

Fazendo estradas sobre um chão de greda
Fazem-se aterros pontes e pontões
Ouvem-se os tiros lá na emboscada
Aqui no Lunho é que há... "leões"!!!

Ouve-se um estrondo todo o chão tremendo
Saltam as chispas com grande estrupor
Soam as tubas o que terá sido
Mudou o chefe deste sector
Acaba a guerra eu cá sou bom
Sou candeeiro e até "fuguon" (bis)

Só quero feridos a segunda feira
Não quero mais evacuações
O inimigo deve conhecer-se
Vamos chama-lo para as inspecções

Estranha maneira de tratar o cancro
Que se propaga por toda a nação
Ele será lei ou talvez ceifeiro
Mas nunca medico cirurgião
Estou farto deles, estou farto deles
Só mandam vir e não fazem nada (bis)

Encher o peito de metal brilhante
E essa a sua aspiração
Por isso deixa os turras sózinhos
Dentro da linha de "com intenção"
Deixem crescê-los organizar-se
Depois eu vou deito-lhes a mão (bis)

Tremem as paredes de qualquer quartel
Falam militares anda tudo a bulha
Ri-se o Capitão ri-se o Coronel
Com esta moda da mini patrulha

Agora queriam arrasar o Lunho
Deixar a estrada e largar a pista
Ele é muito bom já ninguém dúvida
Deixa contente qualquer terrorista

Por uma ponte sem terminação
O nosso sangue foi sacrificado
Mas aleluia...não será lembrado
Pelos cabeças do ar condicionado
Estou farto deles, estou farto deles
Só mandam vir e não fazem nada (bis)

1 comentário: