quarta-feira, 22 de julho de 2015

"Tu Gitana"

Tema de Zeca Afonso envolvido em plágio

"A irlandesa Méav ní Mhaolchatha está a ser acusada por alguns musicólogos portugueses de ter feito plágio a um tema de José Afonso.
Em causa, está o tema 'The Calling', que dá o nome ao disco lançado no final do ano passado (2013) pela ex-Celtic Woman e as suas parecenças com 'Tu Gitana', de Zeca Afonso. Faça as suas próprias comparações ouvindo os dois temas nos vídeos em baixo. De facto, até a vocalização de Méav é parecida à de Helena Vieira no original editado em "Galinha do Mato", de 1985.

A cantora irlandesa já se defendeu em declarações ao Correio da Manhã, afirmando que a melodia que a inspirou a escrever o tema foi-lhe apresentada como sendo uma «canção tradicional celta», pelo produtor Craig Leon. De facto, Zeca Afonso era um reconhecido melómano e entre as suas muitas inspirações estava a música galega, que vai buscar muito ao imaginário celta.

Por seu lado, o produtor norte-americano Craig Leon afirmou ao mesmo jornal que «os temas tradicionais não estão abrangidos pelas leis dos direitos de autor». Leon garante que procurou o tema nas bases de dados digitais e que não encontrou qualquer referência a Zeca Afonso, apenas a indicação de «domínio público». O desaparecido compositor português não aparece creditado no disco, aparecendo apenas a indicação de «tema tradicional».

A Sociedade Portuguesa de Autores informa que, para se dar início ao processo por plágio, tem de dar entrada uma queixa apresentada pelos herdeiros de Zeca Afonso."

Daqui:

cotonet IOL

Sobre esta polémica disse Méav ní Mhaolchatha:

Just to clarify, Jose Afonso recorded the same traditional melody but he did not claim copyright on the words or melody. The melody is traditional. This is the title track of my album The Calling. The lyrics are my own and this version is under copyright. It is released by Warner music. Thank you.

Tradução livre :

"Só para esclarecer, José Afonso gravou a mesma melodia tradicional, mas ele não reclamou direitos de autor sobre as palavras ou melodia. A melodia é tradicional. Esta é a faixa-título do meu álbum The Calling. As letras são minhas e esta versão é protegido por direitos autorais. Ele é liberado pela Warner Music. Obrigado."

Fim de citação

Pelas pesquisas que fiz a letra é realmente tradicional (Cancioneiro de Elvas e não Vila Viçosa) com música de Zeca Afonso. Se não está aqui em causa a letra de 'The Calling'já que a mesma é de autoria de Méav e nada tem a ver com a que está na canção do Zeca, já a música é do Zeca e aí há que dar ênfase ao autor e não apresentar como autores da letra e música da faixa "The Calling", Craig Leon / Méav / Cassell Webb.

A voz de Helena Vieira no tema, inserido no LP "Galinhas do Mato:


... E agora comparar com "The Calling" de Méav


Ver mais sobre este tema

Blitz

Sobre o Cancioneiro

wikipédia

O Cancioneiro da Biblioteca Públia Hortênsia de Elvas-Página XXII

1 comentário:

  1. Esta cantora devia ter vergonha de planejar a obra musical dum artista que sempre deu à musica e nada reclamou para si. Não é o facto de estar registada em direitos de autor, pois a obra foi editada em disco no ano de 1985, ao contrário dela que a editou no ano passado. Essas pessoas não Têm qualquer honra profissional, fazendo parte duma geração egoísta que só pensa em dinheiro e protagonismo

    ResponderEliminar