segunda-feira, 29 de março de 2021

Eu Dizia

Letra da canção "Eu dizia", de José Afonso

Descrição:

Letra da canção "Eu dizia", usada nas gravações do álbum "Como se fora seu filho" de José Afonso (1983). José Mário Branco foi responsável pelos arranjos e direcção musical desse álbum.

Que significavam aquelas palavras, o que estaria ali que levasse Zeca Afonso a escrever sobre "o quanto madura me animavas seguindo a noite (...) sem luzes, em vitória, na mesma rota, de tanto compatriota, entre o sol e a lua, sereníssima, rodavas em silêncio, noite fora... "

O tema era dedicada a Zélia que conduzia, (embora Zeca tivesse carta nunca conduziu). entre o sol e a lua, rodando em silêncio noite fora...

Dou a palavra a José Mário Branco:

«A canção "Eu Dizia" foi tocada por mim ao piano e pelo Pedro Wallenstein em contrabaixo. É um poema que o Zeca dedicou à Zélia quando ia a atravessar Espanha e, se não me engano, é a última coisa que ele cantou em estúdio. Aliás já é um bocado impressionante, porque o texto tem que ver com isso. Sente-se que já lhe falta força, mesmo que ainda bem cantado como está.»

José Mário Branco sobre a canção de "Como Se Fora Seu Filho" (1983), in "Os Melhores Álbuns da Música Popular Portuguesa (1960-1997)"", edição Público/Fnac, 1998.

Sem comentários:

Enviar um comentário