quarta-feira, 15 de março de 2017

I Encontro da Canção Portuguesa ‒ Lisboa, 29 de Março de 1974

Zeca e Adriano não estavam autorizados a participar neste "Encontro" o que levou a "Casa da Imprensa", mentora deste espetáculo, a escrever, através do Ofício nº 181/74, ao Subsecretário de Estado da Informação e Turismo, fazendo o seguinte reparo: «... no momento da entrega da entrega das letras das composições (para análise da Censura), foi a direcção da Casa da Imprensa surpreendida com a informação de que os artistas José Afonso e Adriano Correia de Oliveira não poderiam cantar no espectáculo. (...) Permitimo-nos, pois, solicitar a VExa. os seus bons ofícios no sentido de o embargo em relação aos artistas (...) seja desta vez levantado, ainda que a título excepcional, com a certeza antecipada que a sua presença no palco do Coliseu terá um carácter estritamente artístico.»

Sabemos que foi ali que Zeca cantou a Grândola que viria a ser, a pouco menos de um mês depois, a 2ª senha que deu origem à saída dos quartéis da tropa, rumo à Revolução de Abril.

Zeca só cantou nesse espectáculo duas canções, a "Grândola" e "Milho Verde".

Em pesquisa, sobre as letras enviadas e não censuradas, haviam outras que Zeca podia ter cantado. Talvez não o tenha feito porque a noite já ia longa ou por outro motivo que me escapa.

Aqui ficam todas as letras de Zeca, que a Casa da Imprensa enviou à Comissão de Exame para serem aprovadas ou não (as aprovadas têm um "A" e as que não podiam ser cantadas um "Reprovado").

A letra de uma das canções era totalmente desconhecida, "O Lago", e foi pena que Zeca não a tenha cantado.



Num tema cantado por Manuel Freire, a última quadra foi cortada o que não impediu Manuel Freire na atuação, de a trautear.


42 anos depois, recordemos o som deste evento que ajudou a mudar o curso da nossa história.

Realização de António Macedo e Viriato Teles.
Produção de António Santos.
Programa da RTP Play em 30Mar2014

I Encontro da Canção Portuguesa ‒ Lisboa, 29 de Março de 1974 ‒ Coliseu dos Recreios


Sem comentários:

Enviar um comentário