Em muitos lugares e referido por pessoas que considerava credíveis, a autoria deste poema cantado por José Afonso, era atribuída ao poeta algarvio Vicente Campinas (Vila Nova de Cacela, 1910 - Vila Real de Santo António, 1998). Não é! Sei que muitos gostariam que fosse por razões por demais conhecidas, mas o poema é mesmo do Zeca.
Se o poema cantado pelo Zeca é do Zeca, qual seria o poema dedicada a Catarina Eufémia, de Vicente Campinas? Feita a pesquisa encontro o poema. Nada tem a ver com o do Zeca e foi escrito posteriormente ao do Zeca, 18 de maio de 1965.
Em 1967 é lançado em Bruxelas um pequeno livro de seu título Catarina. Autor Vicente Campinas (PUBLICAÇÃO: Bruxelles, 1967 DESCR. FÍSICA: 43 p, [1] f. : il. ; 19 cm ilustração e capa de Miguel Flávio. primeiro livro publicado sobre Catarina Eufémia). Em 1973 é lançado em Portugal o mesmo livro pela CDE – BASE PROFISSIONAL DOS TRABALHADORES BANCÁRIOS DE LISBOA com outra capa.
São essa duas capas e o poema que aqui ficará registado. O mesmo serve para quem tenha dúvidas e para quem "colou" o poema do Zeca ao Vicente Campinas por razões que a própria razão por vezes conhece.
Livro saído em Bruxelas - 1967
1ª e última página desta edição.
(colaboração de Anália Gomes)
Livro saído em Lisboa - 1973
Capa de 1973 e poema encontrados aqui:
https://ephemerajpp.com/2010/08/12/comissao-democratica-eleitoral-cde-documentos/
Sem comentários:
Enviar um comentário