quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Na Dura Crosta

De Rui Pato

UM INÉDITO DE LUIS ANDRADE PARA O ZECA

Luis Andrade Pignatelli, que nos anos 60 andava aqui por Coimbra tentando afirmar-se como poeta, era bastante amigo do Zeca e também meu amigo. Teve a primeira participação num tema do Zeca em 1963 com "As Pombas", mas contrariamente ao que muito já vi escrito e dito , não colaborou como poeta mas sim como autor da música; a letra da canção "As Pombas" é do Zeca e a melodia é do Luis Andrade. No ano seguinte o Zeca faz uma música para um poema do Luis ("Elegia") e...alguns anos depois o Zeca vem a musicar outro poema do Luís que é o "Era de Noite e Levaram". Mas, ainda nos anos 60, o Luis fez um poema (no café "A Brasileira" numa pequena folha de papel), para ser cantado e musicado pelo Zeca Afonso, com o título "Na Dura Crosta". Fui eu que guardei o poema (porque o Zeca não conseguia guardar nada...) por várias vezes tentei que o Zeca lhe pegasse, ele prometia que sim...mas nunca o fez e, eu, que até já me tinha esquecido...encontrei agora esse papel amarelecido com este poema inédito do Luis Andrade Pignatelli, feito para o Zeca...que nunca o chegou a musicar.

Sem comentários:

Enviar um comentário