terça-feira, 23 de maio de 2017

“Com as minhas tamanquinhas”

Júlio Pereira

"O Zeca viveu de uma maneira muito forte o 25 de novembro. Está expresso de uma maneira criativa num disco que, infelizmente, os media acharam que era o pior disco daquele ano: “Com as minhas tamanquinhas”, onde imita o Eanes e faz um tema a um coronel do 25 de Abril - “Como se faz um canalha”.

Um disco que é talvez o mais panfletário. É curioso, passados este anos todos, imaginares que, naquela altura, o país já não ia muito à bola com o Zeca.

Como é que os media conseguem considerar que é o pior disco ano quando inclui temas intemporais, como o “Alípio de Freitas”, “Teresa Torga”, “Os Índios da Meia-Praia”...?

Mas não nos podemos esquecer que, a partir desta época, acontecem duas coisas em simultâneo: a degradação da sua saúde e o que o país está a viver, a nível político e social.

O Zeca foi-se muito abaixo nessa altura. Sendo seu amigo, ia partilhando todo o seu quotidiano. Com o agravar da doença, a única coisa que nos preocupava, aos amigos, era mantê-lo animado."

daqui:

http://www.esquerda.net/dossier/grande-admiracao-pela-juventude/47150

Júlio com Zeca na Festa do Avante - 1980

1 comentário:

  1. parece que numa estação de rádio o "animador" terá mesmo quebrado um exemplar do disco ao vivo... há sempre palermas em todas as épocas. Abraço

    ResponderEliminar