sábado, 18 de abril de 2015

“Galiza a José Afonso” - Benedicto Garcia Villar

Homenagem

Vigo, 31 de Agosto de 1985

Benedicto Garcia Villar canta de Zeca Afonso, "Cantigas do Maio"

Benedicto Garcia Villar, nascido em Santiago de Compostela, em 1947, é um cantor, professor e sindicalista galego. Em Abril de 1972 viajara a Portugal para conhecer José Afonso, iniciando uma grande amizade e dando-lhe a conhecer o universo cultural galego. José Afonso actuaria em Compostela, a 10 de Maio desse mesmo ano, devido às instâncias de Benedicto. Entre 1972 e 1974, Benedicto acompanha-lo-á nas tournées pela Galiza, Astúrias, Portugal, França e Bélgica, participando na gravação do álbum do Zeca, “Eu vou ser como a toupeira”. Devido ao cantor português, começara também a colaborar com a Amnistia Internacional, em apoio dos presos políticos.

wikipédia

Zeca Afonso:

"Com o Benedicto, andámos por vários sítios... fui pela Galiza. A maior parte das vezes em que andei pela Galiza, éramos sempre proibidos, mas cantei nas Astúrias em vários clubes populares. Conheci muito boa gente nas Astúrias. Devo muito ao Benedicto que é, entre grande parte dos cantores militantes, um dos indivíduos mais coerentes que eu conheci."

in "Livra-te do Medo" de José A. Salvador

Foi na Galiza, na cidade de Santiago de Compostela, em 1972, que José Afonso, na companhia do cantor galego Benedicto Garcia, cantou pela primeira vez em público a sua «Grândola, vila morena».

Sem comentários:

Enviar um comentário