quinta-feira, 8 de novembro de 2018

JOSÉ AFONSO e a O.R.L.

De Rui Pato

O Zeca, sempre que tinha espectáculos de responsabilidade ou tinha gravações, era um problema... Como devem saber ele era um hipocondríaco severo, sempre com a mania das doenças e sempre a tomar medicamentos. Eu, como aluno de medicina e com acesso às amostras gratuitas de medicamentos, era um mártir!
Estava sempre a queixar-se que estava sem voz, que assim não conseguiria gravar ou mesmo actuar e isso para mim era um susto! Quando os medicamentos não resultavam...a nossa salvação de última hora era o Dr. Adolfo Rocha (Miguel Torga); subíamos as escadinhas do consultório dele, ali na Portagem, onde o Torga, com toda a paciência fazia um cocktail da lavra dele, uma misturada que depois era atirada, borrifada, para as cordas vocais do Zeca ali , de boca aberta, míope sem os óculos, a olhar esbugalhadamente para a "pera" de borracha vermelha onde estava escondido o segredo que o salvaria...
Para ilustrar esta historieta, vai um postal dos muitos em que quase sempre como "post scriptum"ele pedia fármacos ...e o consultório do Adolfo Rocha de onde o Zeca ao descer as escadas me torturava com uns vocalizes e me dizia animado:" já estou porreiro!"

(Fotos: um postal da minha colecção e uma foto roubada ao Carlos Ferrão)

Sem comentários:

Enviar um comentário