terça-feira, 30 de agosto de 2016

Octávio Sérgio e Zeca Afonso

Octávio Sérgio nasceu em Viseu, a 15 de agosto de 1937.

Em Coimbra, para onde fora em 1957 para cursar Físico-Químicas na Faculdade de Ciências, fez parte de vários grupos do fado coimbrão. Acompanhou vários cantores como Adriano Correia de Oliveira (1942-1982), António Bernardino (1941-1996), António Sousa Pereira, João Barros Madeira , José Maria Lacerda e Megre (Filho) e José Afonso.

A sua estreia discográfica seria no LP "Melro" de Janita Salomé em 1980.

Pesquisas feitas não tenho qualquer referência do Octávio Sérgio acompanhando Zeca em eventos antes da gravação do disco "FADOS DE COIMBRA E OUTRAS CANÇÕES", LP que saiu em novembro de 1981.

Viria a gravar deste LP para a RTP juntamente com Durval Moreirinhas, o videoclip "Saudades de Coimbra"

A 19 de Março de 1982, actuou em Almada, na Academia Almadense, com José Afonso, Armando Marta, Durval Moreirinhas e António Sérgio.

A 17 de junho Octávio Sérgio actua com o filho, António Sérgio, na Sessão de Canto na Escola Comercial das Caldas da Rainha "Pela libertação dos presos políticos" com Zeca Afonso, Francisco Fanhais, Júlio Pereira, o guitarrista Octávio Sérgio e filho, o escritor Nuno Bragança e o poeta Manuel Alegre de apoio aos grevistas da fome do PRP

Obs: Embora haja referências sobre a presença de Francisco Fanhais neste evento, até agora não vi uma única foto onde o Fanhais esteja presente.

A 21 de Agosto no Barreiro, Octávio acompanha José Afonso, com Durval Moreirinhas e António Sérgio.

"Foi um bom espectáculo. O Zeca começou por cantar "Saudades de Coimbra" e "Balada do Outono". Toquei depois o meu "Lá menor". José Afonso voltou a cantar, agora a "Senhora do Almortão" e eu toquei o já gasto "Lá maior" de António das Águas. Zeca canta "Os Vampiros" e termino esta parte com "Dor na planície". As minhas peças foram muito bem aceites. O Zeca ficou entusiasmado com o espectáculo e começou a pensar em actuar mais vezes com este programa. Mas, pelo que hoje soube, não prevejo grande futuro na continuação destes espectáculos. Zeca Afonso está pior da doença que o aflige. Está a pensar em ir até à Roménia fazer um tratamento. Há dias tinha-me telefonado mostrando o desejo de vir a gravar um disco com peças feitas para serem acompanhadas à guitarra, tipo "Oratória" ( foi mesmo assim que lhe chamou!). Não sei se irá ter forças para levar esta ideia para a frente."

No Inverno de 1982, José Afonso, Octávio Sérgio e Durval Moreirinhas participaram no programa que Júlio Isidro então conduzia na RTP/1 nas tardes de domingo. (perguntei ao Júlio Isidro se tinha esta gravação e se me podia ceder caso a tivesse e até hoje não recebi qualquer resposta).

A 29 de janeiro de 1983 Octávio acompanha Zeca Afonso no Coliseu de Lisboa.

A 5 de fevereiro está presente na "Festa da Amizade" realizada nas Caldas da Rainha em apoio a Zeca já muito afetado pela doença que o iria vitimar.

Dia 25 de Maio no Coliseu do Porto, novamente com José Afonso, para uma repetição do espectáculo do Coliseu em Lisboa.

No dia 26, Octávio Sérgio vai com Zeca a Coimbra onde Zeca viria a receber a medalha de ouro da cidade.

"Fizeram-no estar duas horas ao relento, na Sereia, o que lhe não fez nada bem, dado o adiantado da doença de que padece. Cantou apenas "Saudades de Coimbra" mas não conseguiu chegar ao fim sem lhe falhar a voz."

... e com este evento acabou a participação do Octávio Sérgio, que se conheça, com Zeca Afonso.

fonte: http://guitarradecoimbra.blogspot.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário