segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Zeca e a FAPIR


"Eu faço parte da FAPIR (Frente dos Artistas Populares e Intelectuais Revolucionários). Vivo em Setúbal. A maior parte das vezes sou directamente convidado (...) A FAPIR tem uma estrutura que distribuiu os cantores pelos próprios locais. Acontece que eu, além de ser directamente convidado e estabelecer eu próprio as minhas prioridades, o meu raio de acção é aqui no Sul, também vou frequentemente à emigração. E aí na emigração, damos sessões em que fazemos colectas para a Reforma Agrária e outras iniciativas de poder popular, em que explicamos o que é a Reforma Agrária, (...)

Na Bélgica, na Alemanha, na própria Itália gravámos discos selvagens cujo produto se destinará a tal ou tal secretariado de cooperativas da zona da reforma agrária(...) Quando vamos cantar a casas... às «Maison de Jeunesse»... nós até recebemos, de vez em quando, uma pequena remuneração, e era esse o modo de vida dos cantores que me acompanhavam. Outras vezes, não ganhávamos nada, porque nas idas a França e à Alemanha, o dinheiro que trazemos é para esses pequenos apoios ao chamado Poder Popular."

In "Livra-te do Medo" de José A. Salvador


Sem comentários:

Enviar um comentário