domingo, 1 de fevereiro de 2015

Zeca em Coimbra - 26 maio de 1983

O último concerto do Zeca foi o que se realizou no dia 25 de Maio de 1983 na cidade do Porto, organizado por Avelino Tavares, promotor musical da revista “MC” Mundo da Canção. Pena foi que este concerto não tivesse direito a filmagem ou simplesmente a um registo sonoro.

No dia seguinte ao concerto Zeca Afonso e sua mulher Zélia seguem de comboio para Coimbra, para este receber a medalha de honra da cidade.

O autor da proposta de atribuição da medalha de ouro da cidade ao cantor José Afonso, foi António Portugal e aceite por unanimidade pela Assembleia Municipal de Coimbra.

Entre guitarras de fado e estudantes de Coimbra, no dia 26 de Maio no Jardim da Sereia, Zeca agradece a homenagem e o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Fernando Luís Mendes Silva, no final da sua intervenção diz o seguinte:

“A cidade de Coimbra, a tua cidade, em momento de gratidão bem alto, concedeu-te a medalha de ouro com que distingue os seus vultos mais ilustres.

Bem a mereceste, pois fazes parte da sua história por direito próprio.

Perdoa o meu orgulho e o meu desvanecimento, mas nem imaginas a felicidade que vai em mim.

Obrigado Zeca

Volta sempre. A casa é tua”.


Não quero converter-me numa instituição, embora me sinta muito comovido e grato pela homenagem, respondeu José Afonso.



Desta última aparição em público, e à revelia do autor, é publicado pelo Foto Sonoro o maxi-single “Zeca em Coimbra”, disco raro e que por vezes nem consta de algumas discografias da obra do autor.

Daqui

Este disco “Zeca em Coimbra”, conta com a participação dos cantores Luís Marinho (Traz Outro Amigo Também), António Bernardino (Tenho Barcos, Tenho Remos), dos guitarristas António Portugal, António Brojo e dos violas Aurélio Reis, Luís Filipe e Rui Pato. “Saudades de Coimbra” cantada pelo Zeca Afonso que está no disco, não é o original desse evento. (ver tema A Fraude).



Vídeo sonoro dessa homenagem



(contracapa)





Pequeno excerto da intervenção de Zeca em Coimbra


Foto: Zeca atuando


O vinil e um outro pequeno apontamento sobre este single cujo lançamento não foi do agrado do Zeca.

VINIL - SLEEVE (EX / EX). Edição original da Fotossonoro. Registo muito raro.

Editado à revelia do autor, ''Zeca em Coimbra'' tornou-se com o decorrer dos anos um dos discos mais procurados deste cantautor de culto da música portuguesa. É também o último registo gravado ao vivo e em vida do autor, depois do ''Ao vivo no Coliseu'' em Janeiro de 1983. Tem a particularidade de ser uma Maxi de 12'', em 45 rpm e com a participação dos cantores Luís Marinho, António Bernardino, dos guitarristas António Portugal, António Brojo e dos violas Aurélio Reis, Luís Filipe e Rui Pato.

A1. Traz Outro Amigo Também
A2. Tenho Barcos Tenho Remos
B1. Dueto Concertante
B2. Saudades de Coimbra

Daqui


Recortes do Diário de Coimbra (acervo Rui Pato)

do dia da Homenagem


do dia 28


de Isabel Torga dois documentos inéditos sobre o evento



O cartaz refere como local da homenagem o Teatro Gil Vicente, mas devido à grande adesão popular, foi alterado no próprio dia, para o Jardim da Sereia.


Neste evento participaram, entre outros grupos o GEFAC ( Grupo Etnográfico e Folclórico da Academia de Coimbra), o Orfeon Académico e vários interpretes da canção de Coimbra e outro amigos do Zeca...

(informação de João Branco Castelo Branco)

Fotos cedidas por Angélica que pertencia que pertencia ao Orfeon tal como João Branco Castelo Branco



Sem comentários:

Enviar um comentário