quinta-feira, 23 de novembro de 2017

EP Coimbra - depoimento de José Niza

"Em 1956 e regressado do serviço militar que cumpriu de 1953 a 1955 (Zeca saiu da tropa em 14 de janeiro de 1956), José Afonso volta a gravar mais quatro fados de Coimbra "Incerteza" de Tavares de Melo (erro, "Incerteza" faz parte dos primeiros singles de Zeca gravados em 1952 e editados em 1953. Foi gravado sim "Solitário" de Horácio e Francisco Menano), "Mar Largo" de Paulo de Sá (Paulo de Sá é só o autor da música sobre letra popular/Edmundo Bettencourt), "Aquela Moça da Aldeia" de António Menano (erro, é letra de Américo Durão e música de Francisco Menano) e "Balada" com música do cantor sobre um tema popular açoreano.

Os acompanhamentos foram assegurados por António Portugal e Jorge Godinho (guitarras) e Manuel Pepe e Levy Baptista (violas). O grupo de António Brojo (António Brojo, António Portugal, Aurélio Reis e Mário de Castro que gravara com o Zeca os primeiros discos) tinha-se entretanto dissolvido. (...)

É curioso que José Afonso praticamente as ignore (as gravações dos fados de Coimbra em 1953 e 1956) nas muitas entrevistas que deu.

Num depoimento à RDP-1, já em 1985 e em relação a esta sua fase iniciática, diz o cantor: «Gravei uns faditos de Coimbra». E mais não disse."

in livrete Jose Afonso de José Niza da "Movieplay Portuguesa"

Embora a gravação dos fados deste EP se tenham realizado em 1956, o EP só foi editado em 1960, já li algures que o mesmo foi editado em 1958 (a confirmar portanto).

Sem comentários:

Enviar um comentário