sexta-feira, 3 de março de 2017

Tese de licenciatura

Zeca com 32 anos, professor em Faro, leccionava Francês e Português no período noturno a trabalhadores/estudantes.

O 3º aluno da foto, da esquerda para a direita, é José Pontes que datilografou a tese de licenciatura em Ciências Histórico-Filosóficas.

«Foi uma trabalheira que durou 15 dias. A tese intitulava-se "Implicações Substancialistas na Filosofia Sartriana" e, como se calcula estava pejada de expressões em francês. [...] Aconteceu muitas vezes enganar-me nas palavras em francês. Ou conseguia apagar o erro com uma borracha, em todos os papéis químicos e no original, ou era preciso repetir tudo outra vez» - disse José Pontes à Revista Visão.

«... quando regresso a Faro, onde estava a leccionar, saquei lá "O ser e o nada" e comecei a ler aquilo. E, para a tese, pouco mais li do Sartre que "O ser e o Nada". Li um livro do Jankélévitch (filósofo) e o Graham Greene. (...) De facto, fiz uma tese que era uma salada dos diabos. (...) Eu achava que ia fazer um furor do caraças com essa minha minha proclamação, essa originalíssima tese e levei uma tunda dos diabos de um tal padre Miguel (...) que me derreteu de alto a baixo e que a dado momento (...) me disse:

«O senhor apresenta inequívocos indícios de poeira mental»

Fui aprovado com a excelente classificação de 11 valores»

In "Livra-te do Medo" de José A. Salvador.

Zelinda, que está no meio a seguir a José Pontes, é filha do poeta António Aleixo, também ela aluna do Zeca.

Sem comentários:

Enviar um comentário