quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Flávio Rodrigues

Zeca em Coimbra contacta com nomes importantes da vida académica e dos “futricas” (não estudantes), como o mestre guitarrista Flávio Rodrigues (barbeiro de profissão) ou Cristina Matos (cantadeira popular).

"Convivi muito com sociedades de bailaricos. O Flávio Rodrigues era o meu acompanhador predilecto e eu fazia muitos passeios, ia cantar a catequeses, e se não era a catequeses era a outro sítio qualquer (aliás, eu não distinguia entre cantar para catequeses e cantar para bailaricos)."

O velho Flávio, "Flávio da guitarra" como era conhecido, era o "Mestre", venerado por um pequeno discipulado de guitarristas e acompanhadores que com ele se reuniam numa pequena casa do bairro de Celas.

Viveu inicialmente na Rua dos Militares e mais tarde, por força do camartelo, foi viver para o Bairro de Celas. Aí acabou os seus dias minado por uma doença fatal.

Fontes:
Flavio Rodrigues - Diário "As Beiras de 24-11-2006 - Manuel Dias
José Niza: José Afonso - edição Movieplay
Visão: Zeca Afonso: 'Sou um homem comum'

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Zeca em Abrantes

A convite do Dr. Eurico Heitor Consciência (na foto ao lado de Zeca), na época dinamizador das Jornadas Culturais, Zeca esteve na cidade de Abrantes nas Jornadas Culturais de Abrantes em maio de 1970.

"Na sessão de cantorio em causa, vários fascistas abandonaram a sala, escandalizados com a ousadia provocatória do fadista, entre eles uma mística de Alferrarede, que arrastava o marido, ex-vereador da Ditadura."

Daqui:

http://porabrantes.blogs.sapo.pt/a-bola-em-abrantes-3122167

http://www.mediotejo.net/abrantes-eurico-heitor-consciencia-um-homem-de-abril/





cartaz da XI Festa da Cidade realizada a 24 de abril de 2010 festa essa onde é atribuído o Prémio “Zeca Afonso”.