sexta-feira, 27 de maio de 2016

Zeca Afonso em Sartrouville - 1970

"Tanto as minhas canções como as do Tino Flores"..."destinam-se a despertar, tanto quanto possível, certos sentimentos nas pessoas, quer dizer, fazer as pessoas refletir, fazer as pessoas pensarem em determinado número de problemas que eu acho que são urgentes."

Zeca Afonso, Sartrouville, 1970

Sabotagem levada a cabo pela extrema esquerda em Sartrouville a Zeca Afonso e a Tino Flores.

"UMA ACÇÃO VITORIOSA E EXEMPLAR: A SABOTAGEM DO SARAU HIPOCRITAMENTE INTITULADO DE “CANÇÕES DE COMBATE” NA MUTUALITÉ (10.11.70)"

1. Publicamos este texto para, alargar o processo de desmascaramento político iniciado na Mutualité (já tratado neste FB), na famosa noite que podemos chamar da ”Oposição do Vigário”, se bem que apresentada abusiva e descaradamente como da "canção de combate” portuguesa.(...)

2. Refiramos primeiro alguns factos pouco conhecidos, mas que ajudam a explicar o que se passou. O cantor Zeca Afonso (ou o dr. José Afonso, como gostam de dizer os seus empresários) veio até terras de França, até Paris, fazer uma "tounée" e redourar o seu prestigio com os aplausos do bom povo emigrante. Cantou no Ed. St. Michel, em Bologne-Billancourt, em Sartrouville, na Republique e, finalmente, na Mutualité, por todo o lado onde cantou, desiludiu e provocou um certo numero de criticas de esquerda, quer de trabalhadores quer de estudantes, que haviam ido vê-lo, atraídos pela auréola de "cantor popular” que uma certa corrente lhe criou e que o nosso atraso politico tem permitido que dure. Acontece que os nossos bem conhecidos “democratas” e "homens de esquerda" tudo fizeram para reprimir essas criticas: ora, quando se dava o caso de serem numerosos, os camaradas que criticavam e se mostravam descontentes apanhavam roda de provocadores e de brutos, a quem essas coisas da ”cultura” e da "beleza” eram inacessíveis, ora, quando isolados, eram simplesmente sovados, como aconteceu na Republique. Isto para não falar nos que, como em Sartrouville, abandonaram o espectáculo a meio, enfastiados pela choradeira pegada do nosso “artista”."

Fim de citação

Mais aqui:

http://1969revolucaoressaca.blogspot.pt/2015/11/1970-11-14-uma-accao-vitoriosa-e.html

Zeca cantou em Sartrouville,

- Natal dos Mendigos (Natal dos Simples)
- Resineiro engraçado
- Menino d'Oiro
- Na quarta canção, Zeca manifesta-se contra os distúrbios que se começam a ouvir na sala e canta "Senhora do Almortão".

Depois canta o Tino Flores mas o ambiente torna-se pesado, o que leva Tino Flores a intervir. Depois Zeca volta a referir a situação criada por esse grupo e acaba a atuação com "Cantar Alentejano".

Um pequeno excerto áudio dessas intervenções.

Sem comentários:

Enviar um comentário