sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Livra-te do Medo - José A. Salvador

Comprei este livro sobre Zeca Afonso - Livra-te do Medo - sobre vida e obra deste Homem que nos legou um passado que será sempre futuro, pois enquanto houver um Homem amordaçado Zeca estará lá.

Em prefácio diz-nos o autor, José A. Salvador:

«O livro que vão ler resulta da montagem jornalística de materiais diversos, quase totalmente inéditos até agora. De facto, o grosso do volume compreende cerca de sete horas de entrevistas gravadas com José Afonso em Setembro de 1976 e Junho e Novembro de 1983, que finalmente vêm a lume. Ao documento oral juntei inúmeras cartas dos anos 40 e 50 que sua irmã, Maria das Dores Baltazar Lima, me permitiu utilizar. Recolhi depoimentos de sua mãe, Maria das Dores; do irmão, João Afonso, e da própria irmã. Também tive acesso a um diário do pai de Zeca Afonso, a que recorro em devida altura. A tudo isto acrescentaram-se depoimentos de cantores, que se situam em áreas estéticas próximas das do autor dos "Vampiros", e de amigos que com ele privaram mais de perto (casos de Luísa Neto Jorge e Luís Rocha, entre outros). O livro não viveu apenas desta documentação. Muitas horas de convívio com José Afonso alimentaram estas páginas.»

(do prefácio do autor)

... e junto a Sinopse do mesmo:

Em 2014 ocorrem dois aniversários históricos, assinalados por esta edição.

«Em maio de 1964, passam agora 50 anos, José Afonso foi cantar à Sociedade Fraternidade Operária Grandolense, acontecimento que o inspiraria a escrever, dias depois, um poema dedicado a Grândola, musicado e cantado para o álbum Cantigas do maio de 1971. A 25 de abril de 1974, esta canção seria utilizada pelo MFA para desencadear o golpe militar que derrubou o regime de Salazar- -Caetano, devolvendo a liberdade ao povo português e abrindo caminho à independência das ex-colónias portuguesas.»

Um livro que abranje temos variados com muitas fotos e fac-similes de escritos de Zeca.

Com 303 páginas muito há para ver e ler.


Sem comentários:

Enviar um comentário